Diálogos Socrásticos

Compartilhando aprendizagem. Resumo de pesquisas realizadas.
Atividade cooperativa entre pessoas com diferentes backgrounds e experiências de vida para encontrar uma resposta consensual a uma pergunta. É uma investigação. Um diálogo orientado que promove o pensamento autónomo e crítico dos participantes. Conduz a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores, revela contradições presentes na atual forma de pensar, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade. Auxilia a redefinir tais valores, a medida que se aprende a pensar por si mesmo.
O grupo precisa estar disposto a gastar (ganhar) tempo e a entregar-se de forma honesta e persistente à discussão cooperativa. Essa persistência e compromisso com a verdade (e não com o ego ou com qualquer agenda escondida)
Entretanto, não devemos, porém, ficar desapontados quando isso não acontece.
Procedimentos e regras de um Diálogo Socrático
A investigação começa, por relatos de experiências concretas dos participantes sempre regressando ao concreto, evitando a abstração excessiva.
Deve começar com uma pergunta geral, clara e bem formulada (sugerida pelo grupo ou pelo moderador).
Deve ser pedido aos participantes relatos breves de experiências pessoais relevantes para a pergunta.
O grupo escolhe um exemplo.
A análise dos vários exemplos deve ser feita por escrito.
Os participantes devem procurar ser o mais claros e concisos possível. Não se devem concentrar apenas nos seus pensamento mas devem ouvir e procurar compreender totalmente as ideias e argumentos dos outros.
A persistência é importante. Não se deve avançar enquanto houver algum ponto da discussão pouco claro para alguém.
Os participantes devem fundamentar os seus argumentos e proposições abstratas em exemplos concretos.
A principal tarefa do moderador é ajudar o grupo no processo de clarificação das diferentes posições. Não deve dirigir a sessão em questões de conteúdo. A partir do momento em que o faça está a pensar pelo grupo (aproveitando-se até da sua posição de autoridade em face deste).
Fontes
https://filosofiacritica.wordpress.com/o-que-e-um-dialogo-socratico/
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9todo_socr%C3%A1tico