top of page

Palavras que farão você parecer mais esperto no trabalho


Quais são as palavras que você usa no seu dia a dia de trabalho?

É preciso cuidado para evitar soar didático (professoral, metido, etc.). É preciso escolher a palavra perfeita para uma situação, em particular no local de trabalho. Você deve querer que seu vocabulário impressione, mas não tanto que vire uma gozação. Tem que soar natural no contexto. Você também quer que as pessoas entendam o que isso significa, mas não tem nada de errado em consultar o Google "só para se ter certeza." Mais importante, a palavra tem de fazer sentido, ter a conotação (conexão, relação) certa com o sentido da frase. Se você está interessado em esticar o seu vocabulário sem soar como um idiota pretensioso, aqui está algumas sugestões. E não seja egoísta.

Adicione outras sugestões para enriquecer nosso vocabulário tambem.

1. Cáustico: sarcástico de uma forma mordaz e amarga. Sinônimos: irônico, acerbas, abrasivo. Exemplo: Eu não aprecio o tom cáustico deste e-mail.

2. Idiossincrasia: uma característica distintiva ou peculiar ou característica de uma pessoa, lugar ou coisa. Sinônimos: peculiaridade, estranheza, a excentricidade. Exemplo: Ah, esta é apenas outra idiossincrasia da nossa encantadora diretora. [sarcasmo]

3. Paradoxal: ter a natureza de um paradoxo; contraditório. Sinônimos: contraditório, incongruente, anômalo. Exemplo: Eu sei que esta ideia soa paradoxal, mas eu acredito que é a nossa solução mais eficaz.

4. Exacerbar: fazer (um problema, a má situação, ou sentimento negativo) pior. Sinônimos: inflamar, agravar. Exemplo: Eu entendo que você está tentando ajudar, mas o que você está fazendo é apenas exacerbando a situação.

5. Didático: à maneira de um professor, em particular, de modo a tratar alguém de uma forma paternalista. Sinônimos: paternalista, pedante. Exemplo: Ele seria uma boa escolha para as conferências se seus discursos não fossem tão didáticos.

6. Inócuo: não nocivo ou ofensivo. Sinônimos: inofensivos e inocentes. Exemplo: Não há nenhuma necessidade de ficar na defensiva, é uma pergunta inócua.

7. Parcimonioso: econômico, não disposto a gastar dinheiro ou usar os recursos. Sinônimos: mesquinho, frugal, barato. Exemplo: Nesta campanha, não há espaço para ser parcimonioso.

Nos diga quais sao suas palavras....


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page